Em homenagem aos 100 anos de morte do compositor italiano Giacomo Puccini (1858-1924) estreia no dia 8 de março no Teatro da Escola de Música de Brasília uma bela montagem de uma de suas obras mais emocionantes: Suor Angelica. A obra é um dos raros exemplos na história da música de um elenco composto totalmente por mulheres e a estreia no Dia Internacional da Mulher com uma equipe técnica na grande maioria formada por mulheres traz uma tônica e potência mais do que especial ao espetáculo.
O enredo original se passa no século XVII em um convento na Itália e conta a história melancólica da irmã Angélica, que foi obrigada pela família a viver no claustro, ao contrário das outras irmãs, que lá vivem por vocação. Apesar de sua melancolia, Angélica conquista as outras irmãs do convento com sua doçura e bondade. Porém, a rotina tranquila e monástica do convento é quebrada pela visita da tia de Angélica, que traz notícias trágicas. A proposta da concepção do espetáculo é uma reflexão acerca das diferentes realidades, entre o excesso de informações atual e a vida em claustro, e como hoje as mulheres vêm cada vez mais fazendo suas próprias escolhas das quais antigamente, no início do século XX - onde situamos a montagem - seriam impossíveis.
A direção de cena e cenografia é assinada pela artista cênica Hyandra Ello que coordena em cena um elenco com 22 mulheres. No papel principal de Angélica, teremos a experiente soprano Janette Dornellas que divide o papel ainda com Érika Kallina. A iluminação ficará a cargo de Lidianne Carvalho e para completar o time, a regência será do Maestro Ângelo Dias, professor na UFG em Goiânia, que comandará a Orquestra e Coro da Casa da Cultura Brasília.
Elenco:
Irmã Angélica: Janette Dornellas (8 e 9) e Érika Kallina (10)
Princesa (tia de Angélica): Carol Araujo
A Abadessa: Érika Kallina (8 e 9) e Janette Dornellas (10)
Irmã Monitora: Glaucia Gimenes
Mestra das Noviças: Brésia Soares
Irmã Genoveva: Marina Pinheiro
Irmã Dulcina: Jeanini Melo
Irmã Enfermeira: Gabriela Ramos
Irmã Osmina: Fernanda Pantoja
Irmãs de Caridade: Ana Letícia Guimarães e Ana Leonilia
Noviça: Sarah Jadyna
Irmãs leigas: Isabella Sacerdote e Paulla Simone
Direção Musical e Regência: Maestro Ângelo Dias
Direção Cênica e Cenografia: Hyandra Ello
Figurinos: Janette Dornellas com apoio da Cia de Ópera do Espírito Santo
Iluminação: Lidianne Carvalho
Concepção Cênica: Hyandra Ello e Janette Dornellas
Assistente de direção cênica e musical: Janette Dornellas
Direção de Produção: Hugo Lemos
Coro e Orquestra da Casa da Cultura Brasília
Dias 8, 9 e 10 de março de 2024, às 20h
Teatro Levino de Alcântara
Escola de Música de Brasília - 602 Sul
Ingressos: R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia
Compre aqui!
Meia-entrada solidária: terá direito à meia-entrada quem doar alimentos ou materiais de limpeza que serão direcionados ao Carmelo Nossa Senhora do Carmo.
Parte da renda arrecadada será destinada a melhorias e manutenção do Teatro Levino de Alcântara e da Escola de Música de Brasília.
Ópera em 1 ato em italiano, com legendas em português
Classificação indicativa: 16 anos
Duração aproximada: 1h20
Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal