Brasília ganha de presente a montagem completa e inédita de Fidelio, a única peça do gênero composta pelo grande mestre Beethoven e que ficará em cartaz de 26 a 30 de julho, no teatro da Escola de Música de Brasília. A regência ficará a cargo do maestro Artur Soares, que vai comandar a Orquestra e Coro da Capital Philharmonia composta por mais de 60 músicos. O evento tem preços populares e dedicará uma sessão gratuita para alunos das redes pública e privada do Distrito Federal.
Fidelio contará ainda com a participação de convidados especiais e nomes importantes do canto lírico nacional como Lício Bruno do Rio de Janeiro, Carlos Eduardo Marcos e Alan Farias de São Paulo, e Marília Oliveira de Santa Catarina. Entre os profissionais de Brasília com papel de destaque no palco estão Janette Dornellas e Érika Kallina que se revezarão no papel principal de Leonore. A ópera será apresentada em sua língua original, o alemão, com projeção simultânea de legendas em português
O enredo da ópera conta a história de Leonore, que em um ato de coragem e amor, se disfarça de Fidelio para entrar em uma prisão na cidade de Sevilha, e assim tentar libertar o seu esposo Florestan, nobre espanhol e herói que luta pela liberdade. Florestan foi confinado em um calabouço por seu inimigo político Pizarro, diretor da prisão, onde é condenado a morrer lentamente de fome. A ópera estreou 1805, mas não obteve o sucesso esperado principalmente pelo momento histórico conturbado da época, com o exército napoleônico invadindo a cidade de Viena. Em 1806 Beethoven tentou novamente emplacar uma nova versão da ópera, mas de novo não obteve sucesso. Apenas oito anos depois, em 1814, a versão definitiva da ópera estreou, tornando-se uma das obras mais importantes do repertório lírico até hoje.
Elenco:
Leonora – Érika Kallina (27 e 30) e Janette Dornellas (26 e 29)
Rocco – Carlos Eduardo Marcos
Don Pizarro – Lício Bruno
Florestan – Alan Faria
Marzelline – Marília Oliveira
Jaquino – Rafael Ribeiro
Don Fernando – Gustavo Rocha
Orquestra e Coro da Capital Philharmonia
Regência e Direção musical: Maestro Artur Soares
Concepção do espetáculo: Hyandra Ello e Hugo Lemos
Direção Artística e de Cena: Hyandra Ello
Direção de Produção e Cenografia: Hugo Lemos
Design de Luz: James Fensterseifer
Figurino: Camila Soares
26, 27, 29 e 30 de julho de 2017, às 19h
Teatro da Escola de Música de Brasília - 602 Sul
Ingressos: R$ 20,00 (inteira).
Apresentação especialmente para estudantes de escolas de ensino médio:
25 de julho de 2017, às 15h
Teatro da Escola de Música de Brasília - 602 Sul
Entrada Franca
Agendar com contato@hl.art.br
Classificação indicativa: Livre