Dido e Enéas

Dido e Enéas, ópera de Purcell


Brasília recebe em junho uma nova montagem da ópera Dido e Enéas de Purcell, uma das mais belas obras do repertório barroco, com três apresentações nos dias 28 e 29 de junho no Teatro Galpão Hugo Rodas no Espaço Cultural Renato Russo da 508 sul. O espetáculo é o resultado da quarta edição do Ópera Estúdio da Casa da Cultura Brasília, que em quatro meses selecionou e preparou alunos de canto para essa montagem. A Direção Artística e Cênica é de Janette Dornellas e a Direção de Produção de Hugo Lemos. O espetáculo também conta com solistas convidados e será acompanhado por uma pequena orquestra e coro dos alunos sob a regência do Maestro Ângelo Dias, professor na UFG em Goiânia, especialmente convidado para o projeto.

A ideia do projeto Ópera Estúdio nasceu da observação que a soprano e professora de canto Janette Dornellas e seus parceiros de ópera fizeram, constatando que a maioria dos cantores e cantoras de ópera tem pouca formação teatral. Por isso, além de aulas de repertório e preparação do espetáculo, o projeto investiu em aulas de teatro ministradas em abril pela atriz e diretora Hyandra Ello. O 4º Ópera Estúdio da Casa da Cultura Brasília é um projeto realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Nas edições anteriores do projeto ocorreram as apresentações da ópera A Flauta Mágica de Mozart por duas vezes e do espetáculo operístico “As Divas e O Maestro”. Para esta edição, Janette Dornellas resolveu homenagear o diretor e barítono Francisco Frias, falecido em 2018: no ano de 1992 Janette estreou no papel de Dido sob a direção cênica do saudoso diretor e amigo. Assim, para essa montagem, Janette se inspira e resgata a memória da direção de Frias, pois na partitura de Dido e Eneas que herdou constam diversas anotações feitas pelo próprio diretor da concepção do espetáculo montado na década de noventa. O enredo da ópera conta a história de amor da lendária rainha de Cartago, Dido, e o do herói troiano Enéas, narrada no livro IV da Eneida de Virgílio. Porém, a história de amor acaba se tornando trágica após a interferência de uma maléfica feiticeira inimiga da rainha.

Elenco:
Dido: Carol Araujo * e Glaucia Gimenes
Enéas: Hermógenes Correia *
Belinda: Fernanda Pantoja e Marina Pinheiro
Feiticeira: Paulla Simonex
Primeira bruxa: Márcia Rocha
Segunda bruxa: Pantica Bittencourt
Segunda dama: Isabella Sacerdote
Marinheiro: Flávio D'Oliveira

Direção artística e cênica: Janette Dornellas
Direção de Produção: Hugo Lemos
Preparação teatral: Hyandra Ello
Direção Musical e Regência: Maestro Ângelo Dias
Pianista: Francisco Bento

Coro e Orquestra do Ópera Estúdio da Casa da Cultura Brasília
* cantores convidados

Serviço

Dia 28 de junho de 2024 às 20h
Dia 29 de junho de 2024 às 17h e às 20h
Teatro Galpão Hugo Rodas
Espaço Cultural Renato Russo (508 sul)

Ingressos: R$ 60,00 a inteira e R$ 30,00 a meia

Compre aqui!

Meia-entrada solidária: terá direito à meia-entrada quem doar material de limpeza ou papel higiênico que serão direcionados a manutenção das atividades da Casa da Cultura Brasília.

Classificação indicativa: 12 anos
Duração aproximada: 1h00
Espetáculo cantado em inglês acompanhado de projeção de legendas em português.
Haverá acessibilidade através de libras e audiodescrição na sessão do dia 29/06 às 17h.

Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

Siga "Ópera em Brasília" no Instagram
Siga "Ópera em Brasília" no Facebook